domingo, 21 de setembro de 2014

Macaco Tião quer a Câmara


Para incentivar protesto, PHS lança candidatura de famoso personagem como deputado em 12 estados
Um macaco do zoológico do Rio de Janeiro apelidado de Tião foi um dos personagens mais importantes das eleições  de 1988. Sem ser candidato, claro, recebeu mais de 400 mil votos, nominais, nas cédulas de papel usadas à época. 
Aí surgiu o caso mais emblemático de voto de protesto no Brasil. O PHS relança a história e pretende eleger 12 Macacos Tião para  a Câmara dos Deputados. Como? No voto.
Trata-se de projeto que nasceu durante os protestos do ano passado e foi proposto por um brasiliense de 27 anos, o publicitário Tiago Adaldo, que entendeu que precisavam se organizar politicamente para conseguir mudanças efetivas no País. “A gente viu que existia a necessidade de a gente ocupar o poder”, explica.
A inspiração veio do caso Tião na capital carioca e do Movimento  5 Estrelas, na Itália, nascido em 2009 e apadrinhado pelo comediante Beppe Grillo. A ideia era colocar cidadãos comuns no poder usando a internet. Nas eleições  de 2013 para o Parlamento Italiano, o movimento obteve 26% da Câmara de Deputados e 24% do Senado.
“protesto inteligente”
Tiago chama de “protesto inteligente” o projeto, que foi abraçado pelo PHS. A ideia é também eleger pessoas da comunidade, sem experiência política. Com apenas uma exigência: todos os 12 candidatos escolhidos nos estados participaram de alguma forma das manifestações de 2013.
Aqui no DF, a professora Rejane Soares, de 42 anos, foi a escolhida. Quando conheceu o projeto, achou que fosse uma boa forma de protestar e resolveu se filiar ao partido. “Concordei com a proposta de tentar me eleger sem gastar nada. É uma forma de tentar mudar o sistema vigente”, argumenta Rejane, referindo-se à campanha, que é quase toda feita pela internet. 
Votos serão validados
A estratégia do partido é intensificar a campanha pela eleição do Macaco Tião nesta reta final. A receptividade dos eleitores tem sido positiva, garante Tiago Adalto, embora ainda surja uma dúvida: se os votos serão válidos.
Ele esclarece que sim, tendo em vista que as candidaturas já foram deferidas pela Justiça Eleitoral e os candidatos são reais.
Meta do partido
Para o PHS, o projeto  Macaco Tião é positivo, tendo em vista que a sigla, que ainda é nanica, estabeleceu como meta para as eleições de 2014 o lançamento de candidaturas a deputado federal. 
“Por iniciativa do movimento jovem do partido e tendo em vista a meta estabelecida, em alguns estados foram inscritos candidatos utilizando o apelido Macaco Tião. A iniciativa da juventude humanista vem ao encontro da meta estabelecida, que é a obtenção de votos para deputado federal", argumenta Cristian Viana, secretário-adjunto da Executiva Nacional do PHS.
Nome na urna
 
No DF, o partido ainda não sabe se o nome do Macaco Tião aparecerá na urna. O registro de  candidatura da professora Rejane Soares já foi deferido, mas o partido comprou uma briga e foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir a liberação do nome da Justiça.
 
Em alguns estados, no entanto, é o nome do personagem que aparecerá  ao lado da foto do candidato real, quando o eleitor digitar 3171.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.