terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dilma garante parceria no DF


Rollemberg telefona à presidente e recebe garantia de que pode contar com a ajuda do Governo Federal
Suzano Almeida
suzano.almeida@jornaldebrasilia.com.br

 O novo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) telefonou ontem à presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Na conversa, ofereceram ajuda mútua, assegurando  que estarão juntos na condução de seus governos.
Segundo Rollemberg, a presidente se mostrou “entusiasmada” em dar apoio ao governo do hoje senador, que até o rompimento do ex-governador Eduardo Campos com o Planalto, fazia parte da base governista.
“A presidenta manifestou seu entusiasmo em ajudar o Distrito Federal e disse que eu poderia contar com ela como parceira para enfrentar todos os problemas. Eu também me coloquei, agora passadas as eleições, à disposição para unir o Distrito Federal e o País e enfrentar os enormes desafios que temos pela frente”, disse. 
“Falei”, revelou Rollemberg, “que ela pode contar com o governador do Distrito Federal e ela me disse, com muito entusiasmo, que o Governo Federal quer ser um parceiro do nosso governo para fazer as melhorias que a população espera e precisa”. O relato foi feito pelo governador eleito após  reunião com membros da Executiva local do seu partido.

Coordenar transição
O encontro, menos de 24 horas após a vitória nas urnas, definiu o nome do coordenador do grupo de transição por parte do novo governo. Rollemberg escolheu o jornalista e ex-secretário  Hélio Doyle, que coordenou a campanha do novo governador ao Buriti.
“Ele é um pessoa experiente, que tem uma relação boa, conhece a máquina pública, já foi secretário, coordenou a nossa campanha e, portanto, reúne todas as condições para coordenar também a transição”, afirmou o governador eleito.
Hoje, o senador tirará o dia de folga. Mesmo assim,  a equipe de transição se reunirá para saber que modelo de estrutura terá. 
Rollemberg afirmou que pretende ouvir o atual governador Agnelo Queiroz (PT) para saber a opinião dele sobre o grupo que negociará a passagem do bastão.
Agnelo aguarda a definição dos nomes que comporão a equipe de Rollemberg para anunciar quem fará parte da transição por sua parte. Os governadores devem se encontrar ainda esta semana.

Votações da Câmara criam preocupações
As últimas decisões da Câmara Legislativa, que dão mais autonomia à Casa e tiram poderes do Executivo local, causam apreensão ao governador eleito Rodrigo Rollemberg.
De acordo com o novo governador, ainda durante a transição entre os governos, ele pretende conversar com o Poder Legislativo para que as decisões da Câmara Legislativa não dificultem sua gestão.
“Temos que respeitar as decisões da Câmara Legislativa, mas temos que tomar cuidado para que elas não sejam medidas que dificultem a ação do governo e que tenham o objetivo de melhorar a vida da população. Vamos, a partir de agora, eleito, entrar em contato com a Casa e analisar uma a uma as propostas dos deputados distritais, para que tudo que seja feito venha em benefício do Distrito Federal”, declarou Rollemberg.
Esta semana, os deputados distritais votarão o segundo turno de duas Emendas a Lei Orgânica que ampliam o percentual de execução de emendas do parlamentares de 1% para 2%. A outra e mais preocupante é a que obriga o governador a pedir a “permissão” da Casa para criar secretarias e cargos.

Em dois governos
 Hélio Doyle foi secretário de Governo na gestão Cristovam Buarque (1995 - 1996) e de Articulação Institucional de Joaquim Roriz (2003 - 2004).
Apesar de ter sido o escolhido por Rollemberg, Doyle afirma que o grupo de transição não tem garantia de que fará parte do governo a partir janeiro.
Doyle afirma que o principal ponto será a troca de informações, para que haja continuidade de políticas para depois implantar promessas eleitorais.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.