São Paulo - O Ibovespa abriu em queda nesta terça-feira, chegando a cair 4,4%.
O índice opera abaixo dos 52 mil pontos pressionado pela última pesquisa eleitoral divulgada na noite de ontem e pelos dados da China, que apontam que o PIB do país cresceu 7,3% no terceiro trimestre deste ano, dois décimos a menos que no segundo e o pior número em mais de cinco anos.
Entre os destaques de baixa do pregão estão as ações da Eletrobras, que registram perdas de 7,98% e a Petrobras, que cai mais 7%. 
Segundo o levantamento divulgado pelo Datafolha, a presidente Dilma Rousseff passou pela primeira vez Aécio Neves nas intenções de voto para o segundo turno das eleições.
Dilma aparece com 52% dos votos válidos (que desconsideram os brancos e nulos), contra 48% de Aécio. Mas, apesar da vantagem numérica da presidente, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro.
Considerando todos os votos, Dilma tem 46% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais que o registrado na última pesquisa. Aécio aparece com 43%, dois pontos a menos.
Esta também é a primeira pesquisa do instituto que mostra a taxa de rejeição de Aécio numericamente maior do que a de Dilma. Os que não votarão em Aécio "de jeito nenhum" são 40%, dois pontos percentuais a mais que o mostrado no último levantamento.
Os que não votariam em Dilma foram 39% dos eleitores, três pontos a menos.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios na última segunda-feira.