segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Rollemberg afirma que primeira medida no GDF será criar conselho de transparência


Rollemberg comemorou a vitória com festa em casa de espetáculos em Brasília

Candidato do PSB foi eleito com 55,5% dos votos válidos

O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou que sua primeira medida será criar um conselho de transparência e que o foco do governo será na gestão. Ainda na casa de sua mãe, onde acompanhou a apuração, ele também afirmou que ainda não cogita nomes para as secretarias e outros cargos comissionados no DF. ...

—Nós não comprometemos secretarias e administrações regionais em troca de apoio.

Indagado se receberia apoio do PT, ele afirmou estar aberto para ser auxiliado por qualquer partido que apoie o seu projeto de governo. Rollemberg declarou ainda que já sabe que vai receber as contas do DF com deficit de cerca de R$ 2,1 bilhões.

Em uma casa de espetáculo de Brasília, onde se juntou aos militantes para comemorar a vitória, Rollemberg justificou sua candidatura ao governo do DF.

— Como amante dessa cidade, eu não poderia vê-la representada pela ineficiência ou por um grupo político que colocou Brasília no maior escândalo político de sua história. 

Em vídeo gravado na casa da mãe e publicado no Facebook, Rollemberg agradece aos eleitores e diz que está emocionado com o resultado da eleição. 

— Fizemos um programa de governo, ouvindo a população e vamos fazer um governo ouvindo a população. Serei eternamente grato e só tem uma forma de retribuir: com muito trabalho e dedicação para fazer o melhor por Brasília e todo o Distrito Federal.

Rollemberg foi o primeiro a ser confirmado eleito no segundo turno das Eleições 2014. Com 100% das urnas do DF já estavam apuradas, ele teve 55,5% dos votos válidos contra 44,44% de seu adversário Jofran Frejat (PR), que substituiu José Roberto Arruda na reta final da campanha eleitoral.

A família de Rodrigo Rollemberg (PSB), comemorou a vitória do governador eleito do Distrito Federal, no apartamento da mãe dele, na quadra 206 da Asa Sul, região central de Brasília. Várias crianças foram fotografadas na sacada do prédio onde Rollemberg acompanhou a apuração dos votos. No momento da confirmação do resultado, gritos de comemoração foram ouvidos do lado de fora do apartamento. 

O senador Rollemberg começou a campanha em 3º lugar nas pesquisas e assumiu a liderança desde a desistência do ex-governador Arruda, em 13 de setembro, que teve a candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Apesar de variação e uma ligeira queda nas pesquisas durante a campanha para o 2º turno, o candidato do PSB sempre se manteve na liderança das pesquisas.

A proposta de Jofran Frejat da tarifa de ônibus a R$ 1 a partir de 1º de janeiro de 2015 foi apontada como o principal motivo para que o candidato do PSB caísse nas pesquisas nas últimas semanas, mas não foi suficiente para garantir a vitória a Frejat.

Em resposta a Frejat, Rollemberg destacou sua proposta de tarifa única, ou bilhete único, que consta em seu plano de governo desde o início de sua campanha.

Rollemberg teve 45,23% dos votos válidos no 1º turno e Jofran Frejat (PR) ficou em segundo lugar com 27,97%. A diferença foi de aproximadamente 264 mil votos. O atual governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que ficou em terceiro lugar no 1º turno.

Rollemberg foi eleito senador em 2010 na chapa do atual governador. O PSB teve a secretarias e outros cargos nos dois primeiros anos do governo do PT no DF. Após a derrota nas urnas, no entanto, Agnelo não manifestou apoio a nenhuma das chapas que concorriam neste domingo. A chapa de Rollemberg - Somos todos Brasília - é formada por PSB, SD, PDT e PSD. Para o segundo turno, Rollemberg teve apoio também do PRP, PSDB, PV e PPS.
Fonte: Portal R7 DF foto: Carol Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.