segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita no 2º turno na disputa mais apertada da história


Dilma agradeceu apoio dos militantes, disse que vai governar para todos e quer abrir o diálogo para fazer as reformas. O tom foi de apelo à união.











A primeira mulher presidente do Brasil foi reeleita com 54,5 milhões de votos, na disputa mais apertada da história. É o quarto mandato seguido do PT, e a sexta eleição decidida entre tucanos e petistas.
Dilma Rousseff agradeceu o apoio dos militantes, disse que vai governar para todos os brasileiros e quer abrir o diálogo para fazer as reformas. O tom foi de apelo à união do país. ‘União’ foi uma palavra que Dilma Rousseff destacou no discurso, logo depois do resultado da eleição. Para ela, não quer dizer que as ideias serão iguais daqui para frente. A união começa com a abertura para o diálogo.
Quando começou a apuração, um entra e sai de carros no Palácio da Alvorada. Foi onde a presidente Dilma ficou, depois de votar em Porto Alegre. Lá, ela tomou chimarrão, conversou com eleitores, e não largou o neto Gabriel.
De volta a Brasília, passou a tarde e parte da noite com a família no Alvorada. Só saiu da residência oficial depois que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a reeleição. Dilma, então, seguiu para um hotel onde militantes, vários ministros e a imprensa a esperavam. Foram abraços, fotos. Quando a presidente chegou, mais festa.
Dilma subiu no palco acompanhada do vice-presidente, Michel Temer, e de representantes dos partidos que apoiaram a candidatura do PT. Agradeceu a todos eles e fez um apelo para a união do país. “Conclamo, sem exceção, a todas as brasileiras e a todos os brasileiros, para nos unirmos em favor do futuro de nossa pátria, de nosso país e de nosso povo”, disse.
A partir de agora, as atenções da presidente reeleita estarão voltadas para a formação do novo ministério, em especial para a área econômica. Durante a campanha, Dilma já disse que Guido Mantega não permanecerá no Ministério da Fazenda.
A presidente vai ficar em Brasília nos próximos dias, mas há a expectativa de que até o fim da semana ela tire uns dias de folga na Base Naval de Aratu, na Bahia.
Outra palavra forte usada por Dilma Rousseff no discurso da vitória foi ‘mudança’, palavra que ela disse ter sido falada e ouvida durante toda a campanha. A presidente reeleita falou que pretende fazer reforma política e mudanças na economia.
“Este, o meu primeiro compromisso do segundo mandato: diálogo. Em lugar de ampliar divergências, de criar um fosso, tenho forte esperança de que a energia mobilizadora tenha preparado um bom terreno para construção de pontes. Algumas vezes na história, resultados apertados produziram mudanças mais fortes e mais rápidas do que vitórias muito amplas”, afirmou.
A presidente disse que vai fazer as mudanças que a sociedade exigiu durante a campanha eleitoral. “O tema mais amplamente invocado foi reforma. Sei que estou sendo reconduzida à presidência para fazer as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige”, disse.
Dilma Rousseff também falou sobre um tema que teve forte oposição no ano passado de forças políticas e juristas que é a necessidade de uma reforma política por meio de plebiscito. “Meu compromisso, como ficou claro durante toda campanha, é deflagrar essa reforma, que é responsabilidade constitucional do Congresso e que deve mobilizar a sociedade em um plebiscito, por meio de uma consulta popular”, ressaltou.
A presidente reeleita reafirmou o compromisso de combater a corrupção. “Terei um compromisso rigoroso também com o combate à corrupção, fortalecendo as instituições de controle e propondo mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade, que é a protetora da corrupção”, disse.
Na economia, Dilma Rousseff falou em ações imediatas para retomar o crescimento e combater a inflação. “Promoverei também, com urgência, ações localizadas, em especial na economia, para retomarmos nosso ritmo de crescimento, continuarmos garantindo os níveis altos de emprego e assegurando também a valorização dos salários. Seguirei combatendo com rigor a inflação e avançando no terreno da responsabilidade fiscal”, completou.
Dilma Rousseff encerrou o discurso falando que está pronta para os desafios que terá pela frente. “Hoje estou muito mais forte, mais serena e mais madura para a tarefa que vocês me delegaram. Brasil, mais uma vez, esta filha tua não fugirá da luta”, comemorou a presidente eleita.
Dilma disse que também que as eleições não dividiram o país. Para ela, o que se viu na campanha foi uma mobilização de ideias, às vezes contraditórias, mas com o objetivo de melhorar o país.


FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.