sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Fraude pode ter desviado R$ 30 milhões do DFTrans

Documentos apontam participação de funcionários e empresas

Funcionários da autarquia podem ter participação no esquema fraudulentoDivulgação/DFTrans
Uma auditoria da Secretaria de Transparência do Distrito Federal mostra que um esquema de desvio de verbas do sistema de bilhetagem eletrônica de ônibus do DF Trans pode ter provocado um rombo de R$ 30 milhões aos cofres públicos. 
Segundo os auditores, empresas fantasmas, que firmavam contratos com o DF Trans, não repassavam os valores do Vale Transporte ao órgão e, mesmo assim, a autarquia liberava os créditos aos usuários do transporte público. Quando os valores esgotavam, o DFTrans fazia o repasse às empresas de ônibus, que também faziam parte do esquema fraudulento. 
A secretaria concluiu que havia fraude depois de analisar documentos de 2008 a 2014. A investigação ainda revela que alguns cartões eram utilizados mais de mil vezes por dia em catracas eletrônicas, ultrapassando as oito vezes permitidas. A suspeita é de alguns validadores eram levados para casa de pessoas que participavam da fraude. 
O Secretário de Transparência, Mauro Noleto, afirma que há possibilidade de participação de funcionários do DF Trans.
— Como é um trabalho administrativo, prévio, nós não podemos ainda divulgar o nome dessas pessoas, até porque não se sabe se elas têm ou não participação, ou se foram eventualmente usadas para uma prática irregular. 
O direto do DF Trans, Jairo Tedeschi, diz que tomou providências recomendadas pela Secretaria de Transparência.
— As providência que nós adotamos aqui são providência técnicas de filtros e bloqueios. O que cabia de apuração nós acertamos com o secretário de transparência e o que fosse crime, pela polícia. 

FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.