segunda-feira, 28 de abril de 2014

PASQUIM DA SEGURANÇA: Crise na PF prejudica formação de agentes

Alunos da Academia Nacional de Polícia treinam com armas não letais: preparação para a Copa comprometida

Punição de instrutores da Academia Nacional de Polícia compromete o treinamento dos alunos do curso de formação e expõe a briga entre corporação e diretoria no ano da Copa...

Mais de 600 alunos do curso de formação da Polícia Federal, última etapa da seleção para ser admitido na carreira, sofrem com a falta de professores na Academia Nacional de Polícia (ANP). Eles estão sem aulas de abordagem, importante tópico sobre como se comportar em operações, e terão de repor as de armamento e tiro, que ficaram suspensas por quase três semanas. O problema surgiu depois que pelo menos 14 instrutores foram afastados de suas funções, no último dia 9. Uma queda de braço entre os profissionais e a direção da instituição agrava a crise interna na PF, responsável pela segurança da Copa do Mundo, que começa em 46 dias, e no momento em que a corporação investiga casos de corrupção no alto escalão do poder.

O estopim das divergências se deu na solenidade de comemoração dos 70 anos da PF, em 28 de março. No teatro de arena que fica dentro da ANP, professores descontentes com a instituição baixaram a cabeça e permaneceram em silêncio durante a execução do hino da corporação. A manifestação silenciosa aconteceu logo depois de o diretor da PF, Leandro Daiello, ressaltar os feitos da Polícia Federal e afirmar que a instituição passa por um bom momento. Os profissionais quiseram demonstrar, além de insatisfação salarial, descontentamento com a estrutura hierárquica do órgão e com a falta de condições de trabalho como um todo.

O fato causou mal-estar entre os superiores, sobretudo porque havia, na cerimônia, algumas autoridades. Na semana seguinte, em 4 de abril, uma nova manifestação colocou os professores e a direção da ANP em pé de guerra. Os agentes decidiram se vestir com o uniforme preto da PF, usado em operações, no dia do hasteamento da Bandeira. A direção da ANP anunciou a suspensão da solenidade e das aulas. A partir daí, os 624 alunos do curso de formação começaram a ser prejudicados em dois eixos específicos: Serviço de Armamento e Tiro (SAT) e Setor de Ensino Operacional (Seop).

Cinco dias depois do protesto com o uso de roupas pretas, um ofício do diretor da ANP, Sérgio Lúcio Fontes, determinou a remoção de 14 professores para outras unidades da PF em Brasília sob o argumento de que “macular essas solenidades com o pretexto de protestar contra o que quer que seja configura grave violação dos deveres de professor”. Além do grupo dos 14, mais cinco docentes que estavam em Brasília, mas lotados em outras unidades da Federação, voltaram para as unidades de origem. 

Insatisfações
Os profissionais se dizem perseguidos por manifestarem as insatisfações. “Qual vai ser o padrão de tiro e abordagem?”, questiona um professor com mais de 10 anos na ANP. “Ele (o diretor) tirou pessoas do setor operacional e não conseguiu substitutos porque é uma doutrina que foi montada durante anos”, diz outro agente. A dificuldade maior tem sido repor os docentes de abordagem. A direção da academia teria até pedido apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do DF (PMDF) para que cedessem profissionais treinados na área. No caso de armamento e tiro, já foram recrutados agentes da própria PF para substituir os professores removidos.

Em documento interno, remetido à direção pelo coordenador de ensino da ANP, Leandro Almada da Costa, os funcionários que participaram das manifestações foram classificados como “inconsequentes e irresponsáveis que desenvolvem uma espécie de assédio moral vertical ascendente”. O ofício informa que, desde o episódio do aniversário de 70 anos da PF, os servidores envolvidos com os protestos já estavam sendo identificados. “Independentemente da legitimidade dos pleitos sindicais que originaram o ato, a mensagem que os professores do SAT e Seop transmitiram de forma acintosa aos alunos dos curso de formação daquela data é que, na luta por interesses corporativos pessoais, vale tudo, inclusive desrespeitar normativos, tradições, valores e símbolos da PF”, registrou o memorando.

Diante das transferências forçadas, o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF) ingressou com mandado de segurança para que os profissionais retornem aos postos anteriores. De acordo com a entidade, o juiz que assumiu o caso deu um prazo para que a União preste esclarecimentos sobre o assunto. Procurada pela reportagem, a direção da Polícia Federal não se manifestou.

Questão salarial
Paralisações e greves em todo o país têm colocado em xeque a capacidade da PF de garantir a segurança em grandes eventos, como a Copa do Mundo. O maior impasse entre agentes, escrivães e papiloscopistas — carreiras que aderiram aos movimentos reivindicatórios — e a direção da instituição está no reajuste salarial. O governo ofereceu pouco menos de 16% de atualização. Mas as lideranças da corporação consideram que o índice nem sequer repõe a inflação do período. Além disso, é crescente a tensão interna entre delegados e o restante dos servidores. Na briga por investimentos, tendo em vista a os grandes eventos esportivos que o país sediará, a desorganização da PF levou o Palácio do Planalto a privilegiar as Forças Armadas na alocação de verbas e aquisição de equipamentos.

Desabafo e castigo
A crise na PF chegou ao ponto de um funcionário ser punido após enviar um e-mail ao canal de comunicação do governo federal “Fale com a presidenta”, no qual ele desabafa sobre os problemas na corporação no ano passado. A ferramenta está disponível na página da internet do Palácio do Planalto e permite a comunicação “entre a população e a presidenta”. Embora a plataforma use “um formulário eletrônico que garante a privacidade e a segurança do remetente e da mensagem”, o nome do policial foi descoberto e ele tornou-se alvo de um processo administrativo disciplinar e, posteriormente,  uma suspensão de dois dias. 

O caso foi parar na Justiça. O juiz federal Cleberson José Rocha, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determinou, no último dia 14, que a União anule as penalidades aplicadas ao servidor. 

Na mensagem enviada ao palácio, o agente reclamou das condições salariais em “tom de desabafo”, conforme descrito no texto enviado. Ele decidiu entrar na Justiça alegando que a punição causaria reflexos negativos para a carreira. O juiz que analisou o processo entendeu que o servidor não se referiu de modo depreciativo às autoridades ou à corporação e ressalta que ele enviou a mensagem pelo seu e-mail pessoal, fora do ambiente de trabalho, “não tendo aparente reflexo no exercício das atividades funcionais do servidor”. (JC e RM) 

Fonte: RENATA MARIZ e JULIA CHAIB - Correio Braziliense

VEJA O VÍDEO DO PROTESTO DOS POLICIAIS FEDERAIS:







**********


Estamos de olho!!!

 



POR Tenente Rajão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.