quarta-feira, 4 de junho de 2014

De robôs a armamento pesado: PM investe forte para conter atos contra Copa


A PM usará plataformas de observação, robôs antibombas e centrais de monitoramento para conter os atos realizados durante o Mundial. Exoesqueleto, tasers e bombas de gás também fazem parte da lista de equipamentos



Exoesqueleto: o equipamento especial protege todas as partes do corpo do policial, além de ser antiperfurante. É ideal para a tropa destacada para organizar o cordão de isolamento. É feito para suportar pedradas, pauladas e até facadas (Ed Alves/CB/D.A Press)
Exoesqueleto: o equipamento especial protege todas as partes do corpo do policial, além de ser antiperfurante. É ideal para a tropa destacada para organizar o cordão de isolamento. É feito para suportar pedradas, pauladas e até facadas


Os últimos confrontos entre manifestantes e forças de segurança de Brasília fizeram a Polícia Militar investir pesado em equipamentos de prevenção e contenção de tumultos. Acostumada a reprimir protestos com gás de pimenta, bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha, a mais eficiente arma da tropa para as próximas mobilizações de massa será a tecnologia.

A principal aquisição da corporação é a Plataforma de Observação Elevada (POE). Trata-se de um caminhão equipado com 12 câmeras acopladas em uma torre de 15m. Os equipamentos são capazes de captar imagens em todas as direções, em um raio de 4km. Em dia de protesto, o veículo doado pelo Ministério da Justiça ficará posicionado próximo à Torre de TV. Ele ainda servirá como base da rede wi-fi da PM. A novidade é que, por meio de um aplicativo instalado nos telefones celulares, praças e oficiais terão condições de fazer vídeos dos conflitos. As gravações poderão ser acompanhadas pelo comando em tempo real.

Centurion: o veículo blindado antitumulto será utilizado para o transporte da tropa de choque que trata do controle de distúrbios civis e movimentos sociais. O carro conta ainda com reservatório e canhão d%u2019água para conter os manifestantes (Ed Alves/CB/D.A Press)
Centurion: o veículo blindado antitumulto será utilizado para o transporte da tropa de choque que trata do controle de distúrbios civis e movimentos sociais. O carro conta ainda com reservatório e canhão água para conter os manifestantes


Do Centro de Comando e Controle da PM, situado no Comando-Geral, no Setor Policial Sul, os PMs poderão orientar o trabalho a ser feito pela tropa na rua, como abordar suspeitos de roubos e prender vândalos — só a central custou R$ 20 milhões. Além do ponto fixo, um ônibus equipado com dezenas de monitores e computadores será deslocado, de acordo com a demanda.

Além de recorrer a robôs antibombas operados por computador, radares portáteis e aparelhos de raios X, a PM não deixou de investir na compra das tradicionais armas usadas durante os confrontos. O chamado kit antitumulto inclui dois blindados Centurion, usados para o transporte da tropa de choque e equipados com reservatório e canhão para lançamento de jatos d’água durante as intervenções.


FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/06/04/interna_cidadesdf,430806/de-robos-a-armamento-pesado-pm-investe-forte-para-conter-atos-contra-copa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.