segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ibope, votos válidos: Rollemberg tem 60%, e Frejat tem 40% no DF


Instituto ouviu 2.002 eleitores em todo o DF entre os dias 10 e 12 de outubro.
Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Do G1 DF
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (13) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Distrito Federal:
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 60%
Jofran Frejat (PR) – 40%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. 
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 52%
Jofran Frejat (PR) – 35%
Branco/nulo – 8%
Não sabe/não respondeu – 5%

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição dos dois candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. O resultado foi o seguinte:
- Jofran Frejat (PR): 39%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 26%
- Poderia votar nos dois: 21%
- Não sabe/não respondeu: 16%
Avaliação do governo
A pesquisa Ibope também perguntou aos eleitores como eles avaliam a administração do governador Agnelo Queiroz. Para 2%, o governo é “ótimo”; 13% o consideram “bom”; 29%, regular; 16%, “ruim”; e 38%, “péssimo”. Não sabem ou não responderam somaram 5%.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número DF-00081/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01085/2014.


FONTE: G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.