sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Próxima semana será decisiva para definições de apoios no 2º turno no DF

O PEN, o PHS e o PTdoB já anunciaram apoio para Jofran Frejat (PR)


Três partidos já anunciaram apoio a Jofran Frejat (PR)Anderson Dantas/R7
Os candidatos e as coligações derrotadas nas eleições no Distrito Federal já começaram a anunciar quem irão apoiar no segundo turno. O PEN, o PHS e o PTdoB – que antes estavam na coligação do candidato Agnelo Queiroz (PT) - já confirmaram apoio a Jofran Frejat (PR). O PPS vai apoiar Rodrigo Rollemberg (PSB).
O presidente regional do PT (Partido dos Trabalhadores), Roberto Policarpo, anunciou que a legenda optará pela neutralidade, já que tanto Frejat como Rollemberg declararam apoio ao candidato a presidente da República Aécio Neves (PSDB) em âmbito nacional.
— Nosso projeto não passou para o segundo turno. O eleitor fez uma opção por dois projetos que estão hoje colocados, das candidaturas do Frejat e do Rollemberg, e vai ficar livre para discutir essas duas candidaturas. O PT, neste momento, diz que fica neutro e vai focar no projeto nacional.
O PMDB, do vice-governador do DF Tadeu Filipelli, tomou o mesmo rumo do PT e decidiu não apoiar nenhum dos dois candidatos. O PSOL também declarou neutralidade. O PV, que comanda a Secretaria de Meio Ambiente no atual governo da cidade prometeu definir uma posição na semana que vem, mas, em âmbito nacional, declarou apoio ao candidato tucano Aécio Neves.
— Nós precisamos chegar em um consenso para o projeto de segundo turno. O partido precisa ir unido porque um partido que tem bandeiras e ideologia clara não pode ir dividido. Então, nós vamos buscar o consenso, disse Eduardo Brandão, presidente do PV-DF.
Tendo o apoio dos candidatos ao governo do DF pela presidência, o PSDB ainda não decidiu quem vai apoiar na cidade. A executiva regional da legenda pretende definir a questão até o fim da semana.
Para o consultor e analista político Marcelo Morais, o momento é de “barganha” entre os partidos políticos – o que explica o fato de optarem pela neutralidade ou demorarem para definir um apoio no segundo turno.
— Agora é momento de negociação. Os partidos que ficaram de fora do segundo turno vão buscar espaço com os partidos que estão disputando a vaga para governar o DF nos próximos quatro anos. Determinados partidos vêm conversando com as duas legendas, demonstrando falta de ideologia, só procurando espaço, mas a tendência é que nos próximos dias, não pode demorar muito, eles terão que se decidir.


FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.