domingo, 2 de novembro de 2014

Os desafios de Rodrigo Rollemberg contra a violência na capital federal


O futuro governador pretende usar plano que Eduardo Campos empreendeu em Pernambuco para diminuir número de crimes no estado nordestino. Para o brasiliense, o primeiro passo é não deixar que a política se intrometa nos assuntos policiais da cidade



O mais recente Mapa da Violência, do Centro brasileiro de estudos latino-americanos, colocou o Distrito Federal numa posição incômoda. O mesmo solo onde são tomadas as decisões políticas e econômicas mais importantes do país é também um dos mais violentos. Somos a nona unidade da federação onde mais ocorrem homicídios, com 38,9 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. Mortes à luz do dia, sequestros relâmpagos e assaltos em qualquer lugar passaram a fazer parte do cotidiano das famílias brasilienses.

O governador eleito, Rodrigo Rollemberg (PSB), já anunciou a intenção de fazer uma “revolução” na área. Amigo e companheiro de partido do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no último dia 13 de agosto, o novo chefe do Executivo local deve importar um dos mais importantes projetos de Campos quando ele governava Pernambuco: o Pacto pela Vida. O programa quadriplicou os gastos com segurança pública de 2007 e 2013 e fez com que diversas pastas trabalhassem de forma integrada. O resultado foi a redução de quase 40% nas taxas de execuções no Estado, fora a diminuição de quase todos os outros crimes.

A missão de Rollemberg é fazer o Pacto pela Vida funcionar na capital do país. Ao Correio, o socialista garantiu que a primeira providência para tornar o programa factível é evitar qualquer tipo de ingerência política nas indicações de comandantes da Polícia Militar e diretores da Polícia Civil. “Os únicos critérios levados em consideração para as escolhas serão o mérito e o currículo. Não aceitaremos qualquer tipo de interferência”, afirmou.

Rollemberg também lembrou que o Pacto pela Vida deu certo em Pernambuco porque Eduardo Campos assumiu a responsabilidade de acompanhar tudo de perto. “Eu vou fazer o mesmo aqui. Quero receber semanalmente as estatísticas de criminalidade de cada região. Naquelas que ficarem abaixo da meta, vamos sentar e identificar o problema. O mais importante para eficácia do Pacto pela Vida é que áreas da saúde, social e da educação estejam envolvidas, assim como o Ministério Público e a Defensoria Pública. Tudo tem de estar em perfeita sintonia”, disse. 


FONTE: CORREIOWEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.