sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Brasília vai ter fim de semana sem chuva e 170 mil sem água em casa

agua
Além do intenso calor e das altas temperaturas, que têm ultrapassado 30 graus Celsius nos últimos dias, o brasiliense terá mais uma preocupação neste fim de semana: a falta d’água. Para promover uma série de obras visando à melhoria do abastecimento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) suspenderá o fornecimento de água por 24 horas – das 22h de sábado (17) até as 22h de domingo (18) – em praticamente toda parte norte de Brasília, atingindo mais de 170 mil pessoas.
Gerente de um hotel com 432 apartamentos no Setor Hoteleiro Norte, Hezene Ruy Soares, disse que pediu a todos os hóspedes e moradores para racionalizar o consumo de água, especialmente a água quente, entre as noites de sábado e domingo, além de reservar um carro-pipa com uma a empresa de fornecimento de água “para qualquer necessidade”.
“Temos um reservatório de 400 mil litros, que está cheio, mais caixas d’água que comportam 130 mil litros. Acredito que serão suficientes. Mas a nossa preocupação é com o forte calor de Brasília, que acaba elevando o consumo”, disse o gerente. Como medida preventiva, Soares disse que manterá dois funcionários de plantão monitorando os níveis do reservatório para evitar superaquecimento das caldeiras usadas no sistema de aquecimento.
De acordo com a Caesb, serão colocados 15 caminhões-pipa à disposição dos hospitais afetados pela suspensão do fornecimento de água – Universitário de Brasília e Regional da Asa Norte, Sarah Kubitschek, Regional do Paranoá e todos do Setor Hospitalar Norte – para não provocar dificuldades no atendimento à população.
A assessoria da companhia ressaltou também que há duas semanas tem feito campanhas na televisão e no rádio, alertando sobre a suspensão do fornecimento e aconselhando a população a se precaver para minimizar eventuais problemas. Além disso, lembrou a estatal, a Lei distrital 442, de 10 de maio de 1993, obriga imóveis residenciais e comerciais com abastecimento regular a ter reservatório de água para suprimento da demanda de um dia de consumo.
Em nota, a Caesb explicou que a interrupção será necessária para a instalação de válvula de grande porte, limpeza de reservatório, interligação e remanejamento de redes de adução e distribuição. “Essas intervenções são fundamentais para dar mais segurança e qualidade aos serviços da Caesb na distribuição de água de todas essas localidades”, disse o presidente da companhia, Maurício Luduvice.
Serão afetados os setores Hoteleiro, de Diversões e de Clubes, anexos dos ministérios, a Vila Planalto, a Universidade de Brasília, a Granja do Torto, parte da Rodoviária e parte do Setor Noroeste, o Lago Norte, o Setor de Mansões do Lago Norte e o Setor Habitacional Taquari, o Varjão, o Paranoá e Itapoã. A região de Sobradinho e condomínios próximos – RK, Império dos Nobres, Jardim Europa, Vivendas Friburgo e Colorado Ville – também terá o fornecimento de água afetado.
A principal obra a ser executada, de acordo com a Caesb, será a instalação de uma válvula tipo borboleta, para permitir manobras isoladas no fechamento de água das cidades abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília. Com isso, caso haja necessidade de manutenção na rede principal da Asa Norte, não será mais necessário fechar todo o Sistema Norte de Abastecimento, como ocorrerá neste final de semana.
Ivan Richard, ABr
FONTE: http://www.notibras.com/site/brasiliense-tera-fim-de-semana-sem-chuva-e-com-170-mil-sem-agua-em-casa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.