sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Com 16 votos a favor, Celina Leão é a nova presidente da Câmara Legislativa

Logo após a votação, a nova Mesa Diretora foi composta com Celina Leão e Liliane Roriz

Suzano Almeida
suzano.almeida@jornaldebrasilia.com.br

A deputada Celina Leão (PDT), indicada pelo governador Rodrigo Rollemberg, foi eleita ontem, na primeira sessão da nova legislatura, presidente da Câmara Legislativa para o biênio 2015-2016 com 16 votos. Mas a escolha ocorreu sem a presença dos distritais de oposição, que discordaram da escolha da vice-presidência, que ficou com a deputada Liliane Roriz (PRTB).

A disputa ocorreu dentro da sala de reuniões ao lado do Plenário da Casa por três horas. Chico Leite era o candidato da oposição, que reunia o PT, PMDB, PP e PTB e juntos somam nove distritais. Em menor número, o deputado decidiu abrir mão para que o grupo conseguisse um acordo em troca da vice-presidência, o que não ocorreu.

Sem acordo com a base de apoio do governador Rollemberg, que reúne 15 deputados e manteve a candidatura de Liliane Roriz, o grupo de nove distritais resolveu deixar a sessão. Apenas o agora ex-presidente da Casa Wasny de Roure (PT), que conduziu a eleição da presidência e chegou a votar favorável a Celina, permaneceu na casa. Mas logo após votar, Wasny também se retirou em apoio a sua bancada.

“Eu fiz um gesto para que se chegasse a um acordo e o deputado Ricardo Vale fosse eleito vice-presidente, mas não havendo acordo vamos nos retirar e não disputar nenhuma vaga da Mesa Diretora”, afirmou Chico Leite.

Outro deputado do bloco declarou que o governador Rollemberg iria sofrer as consequências por estar derrotando, da maneira que foi, os dois partidos que comandam o País.

Pouco democrático
A nova presidente da Mesa Diretora Celina Leão lamentou a ausência da oposição na votação: “Nós gostaríamos de construir um consenso, mas tinhamos uma maioria que tinha posições prioritárias. Quando a minoria viu que não tinha como ganhar se retirou. Esta é uma posição pouco democrática”.

Não haverá submissão
Apesar da primeira disputa logo na primeira sessão da 7ª Legislatura, a nova presidente não considerou a atitude da oposição como um ato de rebelião e prometeu “harmonia e independência” em relação ao Executivo.

“A Casa terá independência. Esse sempre foi o meu posicionamento e vai continuar, pois um bom deputado tem que ser independente e fiscalizar o governo. Um gesto de ter uma Câmara submissa não faz um bom governo. Isso traz um governo ruim porque não reflete a vontade da população”, afirmou Celina.

A deputada afirmou ainda que colocará como prioridade para sua gestão a votação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Porém, vai aguardar a decisão do novo governo para saber se retira ou não o projeto que foi enviado pela gestão anterior.

Composição
Presidência 
Celina Leão (PDT)
Vice-presidente 
Liliane Roriz (PRTB)
1ª Secretaria 
Raimundo Ribeiro (PSDB)
 Agaciel Maia (PTC) - suplente
 2ª Secretaria 
Júlio César (PRB) 
Lira (PHS) - suplente
3ª Secretaria 
Renato Andrade (PR)
Delmasso (PTN) - suplente
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.