terça-feira, 22 de abril de 2014

Governistas já preparam recurso para protelar CPI exclusiva da Petrobras

Se Rosa Weber decidir por investigação restrita, senadores aliados levarão caso ao plenário do STF



Rosa Weber vai decidir futuro da CPI
Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo - Arquivo: 26/4/2012
Rosa Weber vai decidir futuro da CPI Gustavo Miranda / Agência O Globo - Arquivo: 26/4/2012
BRASÍLIA — O governo espera que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolva esta semana para o Senado a decisão sobre qual será o formato da CPI que investigará negócios da Petrobras. Mas se a ministra determinar a instalação da CPI exclusivamente para investigar a estatal, como reivindica a oposição, senadores governistas já preparam um recurso para evitar a instalação imediata da comissão. Nesse caso, a base aliada recorreria ao plenário do Supremo contra o que considera uma interferência indevida do Judiciário no Legislativo.
Esse tipo de manobra protelatória do governo para não deixar a comissão funcionar é um dos temores da oposição. Parlamentares do PSDB e do DEM, que estiveram reunidos com Rosa Weber na última quarta-feira, esperam uma decisão a favor da CPI restrita, mas sabem que novos recursos no STF podem atrapalhar. Segundo o senador Agripino Maia (DEM-RN), as manobras do governo não vão fazer com que o assunto caia no esquecimento.

— Se o governo pensa que, com essas atitudes, vai encerrar o assunto, está errado. Esse assunto é forte demais para morrer. Esse assunto tem de sobreviver ao próprio processo eleitoral. Nunca se viu uma empresa estatal como essa com a sede invadida pela Polícia Federal e com ex-diretor preso.
O eventual recurso dos senadores governistas não teria o poder de suspender imediatamente os efeitos de uma decisão liminar de Rosa Weber, mas eles poderiam, ao apresentar o recurso, requerer um efeito suspensivo — como explicou ontem o ministro Marco Aurélio Mello, do STF.
O governo defende a tese de que o direito da minoria do Senado de criar uma CPI não estaria sendo violado — o que seria um tema constitucional da alçada do STF — com a ampliação do escopo para também apurar outros temas. O discurso da base aliada é que se está adotando apenas procedimentos regimentais internos anteriores à própria instalação da CPI.
— Essa é uma questão regimental interna corporis, não constitucional, e a ministra deverá respeitar a autonomia do Senado. O Senado não está negando a instalação da CPI, mas só não a instala por estar sub judice — disse Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Congresso.
Se CPI for ampla, oposição a esvaziará
Se ocorrer o que o governo espera, ainda esta semana o presidente do Senado, Renan Calheiros, deverá levar a voto no plenário o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em favor da CPI ampliada.
Nesse cenário, os senadores da oposição tenderão a esvaziar a CPI ampla, simplesmente deixando de indicar membros para sua composição e impedindo-a de ter início formal. A oposição, então, se voltaria para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), composta por senadores e deputados. Esta CPMI, que ainda precisa superar obstáculos criados pelo governo para ser instalada, também seria restrita às investigações em torno da Petrobras.
Apesar de defender permanentemente a abertura da CPI, pelo potencial explosivo que ela gera, a oposição já admite ao menos um aspecto positivo na procrastinação dos seus trabalhos: diariamente, o governo vem aparecendo de forma negativa na mídia, como quem tenta impedir investigações sobre corrupção. Os candidatos de oposição, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), têm repetidamente citado a situação da Petrobras em seus discursos.
Rosa Weber é relatora dos dois mandados de segurança enviados ao STF sobre o tema: o da oposição defende uma CPI restrita apenas aos negócios na estatal, e o da base governista, uma comissão mais abrangente incluindo nas investigações casos polêmicos para a oposição.




FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/governistas-ja-preparam-recurso-para-protelar-cpi-exclusiva-da-petrobras-12258151#ixzz2zci2ojrM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.