domingo, 13 de julho de 2014

Legado da Copa não beneficia o transporte público, aponta especialista


Segundo especialistas, só o transporte público não se beneficiou da passagem do Mundial pelo DF. Mas o potencial como polo de visitação nos próximos anos e a cooperação das forças contra a violência foram pontos positivos
O clima de “Não vai ter Copa” não chegou a assustar os moradores de Brasília. Mas havia muito receio e ansiedade sobre o término de obras, o funcionamento de transporte e segurança, as possíveis filas quilométricas na frente do estádio, entre outras questões. Principalmente, a pergunta que os brasilienses faziam era que tipo de legado o Mundial deixaria para a capital. Um mês depois do início do torneio, a hora é de avaliação do que deu certo e do que deu errado.


A pedido do Correio, especialistas em turismo, transporte, segurança e urbanismo fizeram uma análise inicial da herança deixada pelo campeonato. A mais evidente, sem dúvida, tem a ver com o potencial turístico da capital brasileira. A Secretaria de Turismo apresentou números preliminares que mostram a visita de mais de 500 mil pessoas, entre as quais 100 mil estrangeiras, superando as previsões de cerca de 200 mil turistas.

O entusiasmo não se aplica quando o assunto é transporte público e mobilidade urbana. Pelo menos é assim que interpreta o especialista em transportes da Universidade de Brasília Flávio Dias. O esquema especial para que os torcedores chegassem ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha — com ônibus, metrô e bicicletas — funcionou bem. Mas, para Flávio Dias, a Copa não trouxe um legado positivo ou mudanças significativas para o trânsito no dia a dia da cidade. O veículo leve sobre trilhos (VLT) poderia ser considerado uma herança do Mundial para Brasília, principalmente para a melhoria do tráfego na W3. Mas a proposta não evoluiu. “O projeto nem existe. O que tem é um rascunho. Outra solução desse tipo de problema seria melhorar a qualidade dos ônibus”, afirma.


FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/07/13/interna_cidadesdf,437195/legado-da-copa-nao-beneficia-o-transporte-publico-aponta-especialista.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.