sexta-feira, 5 de setembro de 2014

No DF: Marina tem 33%; Dilma, 23%; e Aécio, 20%, aponta Datafolha


Instituto ouviu 668 eleitores em todo o DF nos dias 1 e 3 de setembro. Margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa do Datafolha realizada no Distrito Federal e divulgada nesta sexta-feira (5) mostra a candidata Marina Silva (PSB) na liderança na capital pela corrida à Presidência da República, com 33% das intenções de voto. Em seguida, aparece Dilma Rousseff (PT), com 23%. Aécio Neves (PSDB) tem 20%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Confira abaixo os números do Datafolha, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um): ...
- Marina Silva (PSB): 33%
- Dilma Rousseff (PT): 23%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 0%
- Luciana Genro (PSOL): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Eymael (PSDC): -
- Mauro Iasi (PCB): -
- Branco/nulo/nenhum: 7%
- Não sabe: 13%
Segundo turno
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em caso de segundo turno. O instituto abordou três cenários no Distrito Federal.
No caso de disputa entre Dilma e Aécio, o candidato do PSDB venceria no DF com 46% dos votos, segundo a pesquisa. A atual presidente teria 35% dos votos. Brancos e nulos somaram 12%. Outros 7% não souberam ou não responderam.
No segundo cenário, entre Dilma e Marina, a candidata do PSB seria a vencedora no DF, com 54% das intenções de voto. A petista teria 27% dos votos. Brancos e nulos somaram 12%. Outros 6% não souberam ou não responderam.
Em uma disputa entre Marina e Aécio, a ex-senadora venceria no DF com 51%, contra 29% do ex-governador de Minas Gerais. Brancos e nulos somaram 12%. Outros 7% não souberam ou não responderam.
Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Datafolha simplesmente perguntaram ao eleitor em quem ele votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), 28% mencionaram Marina, 21% disseram o nome de Dilma e 15% falaram o de Aécio. Os outros candidatos não foram citados. Veja abaixo:

- Marina Silva (PSB): 28%
- Dilma Rousseff (PT): 21%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 0%
- Zé Maria (PSTU): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Eduardo Jorge (PV): 0%
- Luciana Genro (PSOL): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 26%
Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatosno DF, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Dilma tem a maior rejeição, e Mauro Iasi, a menor:
- Dilma Rousseff (PT): 44%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Marina Silva (PSB): 13%
- Pastor Everaldo (PSC): 12%
- Zé Maria (PSTU): 7%
- Eymael (PSDC): 7%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 6%
- Luciana Genro (PSOL): 6%
- Levy Fidelix (PRTB): 6%
- Eduardo Jorge (PV): 5%
- Mauro Iasi (PCB): 4%
- Poderia votar em todos: 6%
- Não votaria em nenhum: 4%
- Não sabe/não respondeu: 10%
Avaliação do governo federal
A pesquisa do Datafolha mostra que 40% dos eleitores do DF avaliam de forma negativa a gestão da presidente Dilma Rousseff e a consideram "ruim" ou péssima". Outros 24% a consideram "ótima" ou "boa". Para 34%, a administração é "regular" e 3% não sabem ou não responderam. Na média, a nota do governo foi 4,7.
O Datafolha fez a pesquisa entre os dias 1 e 3 de setembro. O instituto ouviu 668 eleitores em todo o Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de quatro pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números DF-00037/2014 e BR-00517/2014.
Fonte: Portal G1 DF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.