sexta-feira, 18 de abril de 2014

Com Aécio e Campos ainda “pouco conhecidos”, LCA vê grandes chances de 2º turno

pesquisa-eleição-dilma-campos-aecio





A pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada no sábado mostra que a presidente Dilma Rousseff, apesar da queda, ainda tem larga vantagem em relação a seus possíveis oponentes, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Mas, para analistas da consultoria LCA, uma vez que tanto o candidato tucano quanto Campos ainda são “pouco conhecidos da população”, há “elevadas chances de segundo turno” na eleição presidencial de outubro.
Em relatório enviado a clientes, os analistas da LCA lembram que, de acordo com a pesquisa Datafolha, 87% dos eleitores dizem conhecer Dilma “muito bem” ou “mais ou menos”. Apenas 40% dos entrevistados afirmam o mesmo a respeito de Aécio e o percentual cai para 24% para Campos. “As elevadas taxas de rejeição de Aécio e Campos são frutos do desconhecimento dos eleitores”, acredita a consultoria.
Os números da pesquisa mostraram Dilma com 38% das intenções de voto se a eleição ocorresse agora, contra 44% na pesquisa anterior. Aécio e Campos teriam 16% e 10%, respectivamente, praticamente mantendo-se estáveis na comparação com a última edição da pesquisa. Já os candidatos de menor expressão somariam, juntos, 6% das intenções de voto. Dilma, nesse cenário, venceria o pleito em primeiro turno.

Pessimismo
Outra razão para a aposta dos analistas da LCA em um segundo turno é a queda na aprovação do governo Dilma. Segundo pesquisa CNI-Ibope, divulgada há duas semanas, a avaliação positiva do governo caiu cinco pontos percentuais, para 36%, o patamar mais baixo desde junho do ano passado.
Os eleitores estão pessimistas com relação à inflação e o desemprego. Para 65% dos entrevistados, a inflação vai aumentar, contra 59% no levantamento anterior. Além disso, 45% entendem que o desemprego subirá (de 39% antes).

De acordo com a LCA, “o mau humor do eleitorado com o atual governo e a complicada conjuntura política e econômica já colocam em xeque o favoritismo da presidente”. Além disso, os analistas afirmam que poderá haver uma intensificação “do movimento ‘volta Lula’”. Ou seja, haveria uma pressão maior do PT para que o ex-presidente saia candidato no lugar de Dilma.

FONTE: http://www.arenadopavini.com.br/artigos/noticias-do-dia-arena-especial/com-aecio-e-campos-ainda-pouco-conhecidos-lca-ve-grandes-chances-de-2o-turno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.