quinta-feira, 10 de julho de 2014

DF: Candidatos apostam em nomes populares para cair nas graças do povo


Índia Roqueira, Bola de Fogo e Simples Assim estão entre os candidatos do DF

A concorrência para o mandato de deputado distrital é grande, são cerca de 41 candidatos por vaga, segundo balanço parcial do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral). Por causa de tanta concorrência, os candidatos usam a criatividade e bolam nomes diferentes ou usam aqueles apelidos pelos quais são conhecidos, para chamar a atenção dos eleitores.  

O R7 DF garimpou a lista de 987 nomes nos registros de candidatura e selecionou os mais curiosos. Além do nome de batismo, o que consta na certidão de nascimento, os candidatos têm que apresentar o nome que querem ver na urna quando o eleitor digitar seu número.   ...

Entre os “nomes de urna” e que serão repetidos constantemente durante as campanhas, estão o da Índia Roqueira. Esse é o codinome da candidata Gildenir Rodrigues Monteiro, candidata pelo PV (Partido Verde), tem 62 anos e declarou patrimônio de R$ 362 mil.   

O popularmente conhecido Antônio Ferreira Bola de Fogo tem 48 anos e se lançou candidato pelo PSOL. O comerciante, Antônio Ferreira da Silva tem ensino fundamental completo e não declarou patrimônio.  Já o jornalista e redator Affonso Gomes da Silva, filiado ao PTC, apostou em Affonso Simples Assim para ganhar o eleitorado. Ostentando o título “Orgulho de ser Nordestino” defende a comunidade nordestina no Distrito Federal. 

Entre os candidatos há aqueles que optam por agregar aos nomes as profissões como, Professora Adriana, Tenente Glaucy, Delegado Fernando, Alexandre Libras, Serralheiro Ximenes e Maestro Antônio Sarazate - Totó. Há ainda àqueles que associam o nome ao estado em que nasceu, como Amsterda, o Cearense. 

No DivulgaCand (Sistema deDivulgação de Candidatos), página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que reúne informações dos candidatos que solicitaram registros, há outros casos curiosos. O policial militar Cassios Klayton Gomes Barros registrou o seu e-mail como nome para urna: cassiosklayton@gmail.com e Antenor Herculano Rodrigues virou Pelé.  

Deputados federais

Entre os candidatos a uma vaga na Câmara Federal, mais contidos na criatividade, também há nomes incomuns nos registros. A servidora pública federal Ana Angélica José de Matos adotou “Aposentada” como seu nome de campanha. Já Flávio de Sousa Silva apostou em Flávio Brebis. 

O policial militar Neviton Pereira Júnior vai fazer campanha como Neviton Sangue Bom. O Uruguai naturalizado brasileiro abreviou o nome de Richard Jorge Alberto Garcia Posse para Rick. O candidato pelo PTB é servidor público. 

A candidata pelo PT, Maria das Graças Amador fará campanha como Graça Poeta. Enquanto isso, Samara Portela Silva Gomiero agregou o slogan ao nome e usará Samara Contra a Corrupção.  

Não se sabe se a criatividade das propostas imitarão os nomes dos candidatos, mas se depender do inusitado, muitos candidatos já ganharam, pelo menos, atenção.   
Fonte: Portal R7 DF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.