segunda-feira, 26 de maio de 2014

Médica usa rede social para denunciar morte de bebês por coqueluche em hospital do DF

Em quatro dias, publicação recebeu mais de 3.300 compartilhamentos

Secretaria de Saúde afirma que no caso das quatro mortes de crianças no DF, em 2014, doença foi adquirida fora da regiãoTV Record/Divulgação
O desabafo de uma médica preocupada com a morte de crianças, no Distrito Federal, por causa da coqueluche, doença bacteriana altamente contagiosa, ganhou repercussão nas redes sociais. Em quatro dias, a publicação ganhou 3.300 compartilhamentos. A SES-DF (Secretaria de Estado de Saúde do DF) confirmou que, só em 2014, o Hmib (Hospital Materno Infantil de Brasília) registrou quatro mortes de crianças por causa da doença. Em 2013, foram registrados no hospital sete mortes por coqueluche. 
Em seu depoimento na internet, a médica afirma que "a coqueluche voltou com força total e parece que veio pra ficar. Estamos vivendo uma situação triste no hospital e acredito que possa ser um problema em outros lugares também. (...) Nesse momento só nos resta entrar com medidas de suporte e rezar, [os bebês] são encaminhados para UTI e muitos acabam morrendo a despeito de esforço incansável da equipe de intensivistas para salvar as crianças".  
A médica continua: "os nossos bebês, principalmente os recém-nascidos ou aqueles que tomaram apenas uma dose da vacina são muito vulneráveis, acabam pegando desses adultos e muitos deles da própria mãe que não sabe que tem a doença. Alguns deles acabam evoluindo pra uma forma muito grave da doença que se chama coqueluche maligna".  
A Secretaria de Saúde nega que os casos registrados no DF possam ser tratados como surto. Em nota, a SES-DF afirma que o Hmib, por ser referência nacional, é procurado por pessoas de outros estados e que os casos registrados da doença no Distrito Federal foram adquiridos fora da região.   
Assista ao vídeo: 




FONTE: http://noticias.r7.com/distrito-federal/medica-usa-rede-social-para-denunciar-morte-de-bebes-por-coqueluche-em-hospital-do-df-26052014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.