segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Marina sinaliza apoio a Aécio no segundo turno


Ex-senadora fez um pronunciamento em São Paulo, após a confirmação de sua derrota

Derrotada com pouco mais de 22 milhões de votos, Marina Silva sinalizou na noite deste domingo apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial. No discurso após o fechamento das urnas, em São Paulo, a ex-senadora deu sinais de que a condição para fechar uma aliança com o tucano passaria pela incorporação, por parte de Aécio, de pontos do programa de governo do PSB. Não haveria, segundo pessoas próximas de Marina, qualquer possibilidade de uma aliança com Dilma Rousseff (PT), depois de uma campanha marcada por forte artilharia entre as duas. Marina não escondeu ter ficado magoada com as críticas que recebeu da presidente...

— Sabemos que o Brasil sinalizou que não concorda com o que está aí, e sabemos que uma boa parte do Brasil, desde 2010, vem dando sustentação a uma mudança que seja qualificada — disse ela.

Questionada se ficaria neutra no segundo turno, Marina mostrou que pretende se empenhar pela mudança no governo:

— A postura que eu tive quando não foi aceito registro da Rede pode ser uma tendência. Eu assumi um compromisso com a mudança indo apoiar o Eduardo Campos (...) O Brasil sinalizou que não concorda com esse projeto, que quer uma mudança qualificada, temos uma clareza do que representamos. Nós vamos fazer essa discussão, os partidos individualmente e depois vamos dialogar, mas estatisticamente a sociedade mostra isso, não há de tergiversar com o sentimento de 60% dos eleitores — disse ela.

Marina lembrou o candidato morto Eduardo Campos e disse continuar "de pé".

— Não estou aqui como derrotada, mas como alguém que continua de pé porque não teve que abrir mão de seus princípios para ganhar uma eleição.

O possível apoio ao tucano não implica necessariamente em alinhamento do PSB. Até porque, dentro do partido, é dado como certo que Marina deixará a legenda para retomar o projeto de fundar a Rede Sustentabilidade.

O presidente do PSB, Roberto Amaral, afirmou que o balanço das eleições deste ano para o partido é "positivo, apesar da derrota de Marina". Ele inicia hoje uma consulta aos dirigentes do partido para decidir o apoio no segundo turno e disse que Marina também será ouvida.

— Nossa ideia é manter o projeto e tentar manter a aliança, a Rede vai tentar se organizar. A Rede é a Rede e o PSB é o PSB e nós respeitamos, mas fizemos um apelo para que essa decisão, na medida do possível, seja da aliança.

Fonte: O Globo. Por SÉRGIO ROXO e JULIANNA GRANJEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.