domingo, 9 de novembro de 2014

No DF, um terço das colisões são provocadas pela utilização do celular


Só este ano, entre janeiro e agosto, o Detran distribuiu mais de 33 mil multas na cidade - uma média diária de 140 casos



Por apenas um segundo, os olhos de Erison Arruda Mackenzie, 20 anos, se desviaram da pista para percorrer a tela do celular que acabara de apitar avisando sobre a chegada de uma mensagem. Quando percebeu, o jovem havia perdido o controle do veículo. Jogou o telefone para o lado, segurou firme no volante, mas era tarde. Sentiu o impacto do carro contra um poste de iluminação pública, ouviu o barulho dos airbags e um pó branco tomou conta do carro.


O uso do celular ao volante — e comportamentos distraídos no trânsito — provoca pelo menos 30% dos acidentes nas vias do Distrito Federal. Entre janeiro e agosto deste ano, o Departamento de Trânsito (Detran) flagrou o uso do celular ao volante 33.725 vezes. É uma média diária de 140 casos por dia, contra 128 no ano passado. Um aumento de 9%.



Autor de alguns dos raros estudos feitos no Brasil sobre a condução distraída de veículos, José Aparecido da Silva, professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), afirma que 10% dos motoristas admitem usar o telefone celular enquanto dirigem, enquanto 14% mandam ou leem torpedos com o veículo em movimento. O percentual é ainda mais alto entre os jovens: 48% dos condutores com idade entre 18 e 24 anos admitem transmitir mensagens enquanto dirigem. 


FONTE: CORREIOWEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.