terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Apesar de programas de distribuição de renda, Brasil segue sendo muito desigual


 

O Brasil ainda é um país extremamente desigual. Essa é a conclusão de um relatório da Fundação de Economia Estatística (FEE), divulgado nesta terça-feira. Nele, é apontado que 91.5% da população brasileira detém 12.5% do patrimônio do país, ao passo que 0.9% das pessoas classificadas como ricas ficam com nada menos do que 59.9% das riquezas brasileiras.
Responsável por comentar o relatório, Róber Iturriet Avila, economista do FEE, afirmou que os “números em questão não eram conhecidos, mas passaram a vir à tona entre 2006 e 2012”.  Falando sobre programas de distribuição de renda, ele afirma também que essa prática serviu para aproximar ricos e pobres, mas que na questão do patrimônio o processo é mais gradual e por isso nenhuma mudança foi notada.
“O sistema é perverso e favorece os ricos", afirmou ele ao comentar o relatório. Avila frisou que o Brasil é um país que cobra impostos baixos sobre patrimônios, diferente do que ocorre nos EUA ou na Europa. Por isso, a situação é menos complicada para os mais ricos. “Nos últimos anos os ricos não perderam nada, mantiveram as riquezas. Os pobres que cresceram um pouco”, finaliza ele.

fonte: YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.