segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Corte de administrações mobiliza os deputados


Distritais temem quebra de relação histórica de atribuir as indicações aos mais votados em cada região
A intenção do governador eleito Rodrigo Rollemberg de diminuir o número de administrações regionais — hoje são 31 — é um assunto que mobiliza as atenções dos deputados distritais. Afinal, historicamente, as chefias dessas regionais são distribuídas a aliados políticos dos distritais, que acabam formando boa parte de suas bases eleitorais em torno das regiões que comandam por meio de indicações.
Existe uma tendência: aquele que finca raízes em uma cidade tende a ser compensado na hora do voto. Num levantamento sobre a votação proporcional dos deputados eleitos por região na eleição deste ano, três deles se destacam: Dr. Michel, reeleito com forte votação em Sobradinho, Sobradinho II e Fercal; Juarezão, com votos concentrados em Brazlândia; e Lira, que deve sua eleição aos votos conseguidos em São Sebastião.
Após três tentativas
Juarezão (PRTB) foi uma das apostas de Luiz Estevão para a Câmara Legislativa. Tentando uma vaga desde 2006, conseguiu se eleger com 15.923, obtendo a décima-segunda maior votação no DF. Só em Brazlândia teve 13.291 votos, o que corresponde a 34,85 % dos votos válidos na Zona 7 (Brazlândia). Juarezão renovou a tradição do “Distrital de Brazlândia” inaugurado na Câmara por Edimar Pirineus. Dobrando a votação em sua cidade, ganhou a cadeira no duelo contra Guarda Jânio, que ficou na primeira suplência.
Dr. Michel (PP) foi o quarto candidato a deputado distrital mais votado na última eleição, em outubro, com 22.422 votos (1,47 % dos votos válidos). Teve crescimento de votação em todas as zonas eleitorais e foi o mais votado na Zona 5 (Sobradinho, Sobradinho II e Fercal), onde bateu o recorde histórico de votação em um candidato a deputado distrital nessa zonal, com 15,16%, e ainda obtendo proporcionalmente 31,6% dos votos válidos na Fercal.
Em Sobradinho
Nascido e criado em Sobradinho, Dr. Michel teve sua primeira participação no pleito para distrital em 2010, quando foi eleito com mais de 13 mil votos, principalmente pelo trabalho desempenhado quando foi delegado da Polícia Civil. Na última eleição, essa expressiva votação deve-se ao seu trabalho parlamentar junto às cidades de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, cuja região administrativa foi criada por sugestão do distrital.
Lira concentra votos em São Sebastião
Ivonildo Di Lira, conhecido apenas por Lira (PHS), obteve a vigésima-sexta votação para distrital, totalizando 11.463.
Teve crescimento em todas as 21 zonas eleitorais e foi o mais votado na Zona 18 (São Sebastião/Lago Sul/Jardim Botânico) com 11,68 % dos votos válidos. Lira foi candidato por duas vezes antes de ser eleito em 2014. Em 2010 obteve 7.206 votos, ficando como suplente pelo PHS.
Nascido em São Rafael, Rio Grande do Norte, Lira se estabeleceu em Brasília em 1983, trabalhando em várias empresas nas áreas de vendas, gerência e administração. Em 1994, trocou a iniciativa privada pelo serviço público e exerceu as funções de assessor parlamentar na CLDF, assessor de imprensa da Administração do Lago Sul e secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil do DF. Uma das conquistas mais importantes de Lira em São Sebastião foi a luta para transformar a cidade em Região Administrativa.
Mostra de influência
Em uma demonstração da influência reconhecida aos mais votados, coube a Michel a indicação do administrador da Fercal, Alexandre Yanes, que antes recebera a administração de Sobradinho no governo Arruda por indicação do então distrital Raimundo Ribeiro. Foi na Fercal que Dr. Michel conseguiu sua maior votação proporcional (31,6 por cento), e em comparação com os outros eleitos só ficou atrás de Juarezão em Brazlândia.
Fonte: Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.