segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Justiça bloqueia R$ 195 milhões de supostos envolvidos no Mensalão do DEM

Entre os réus com bens indisponíveis está o ex-governador José Roberto Arruda

José Roberto Arruda 460x305Andre Dusek/06.05.2010/Estadão Conteúdo
O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) determinou o bloqueio de bens de 17 pessoas e três empresas acusadas de participação no esquema de desvio de dinheiro e pagamento de propina conhecido como Mensalão do DEM.
A soma dos bens bloqueados é de aproximadamente R$ 195 milhões. A decisão foi tomada pelo juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública a pedido do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal).
Entre os que tiveram bens bloqueados estão o ex-governador, José Roberto Arruda e o delator do esquema criminosos, Durval Barbosa. Os acusados ainda podem recorrer da decisão.
Entenda o caso
A justiça aceitou denúncia contra o suposto esquema de corrupção, que desviava dinheiros de contratos com empresas que prestavam serviço ao então governo para pagar propinas a parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal para receber apoio na aprovação de projeto de interesse do Executivo da época.
O delator do esquema, Durval Barbosa, então secretário de assuntos institucionais do governo Arruda delatou o esquema e afirmou que José Roberto Arruda chefiava o esquema com o apoio de assessores e procuradores do Ministério Público do Distrito federal.
Em 2010, Arruda chegou a ficar preso preventivamente na Sede da Superientendência da Polícia Federal, em Brasília, depois que a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, revelou o esquema de compra de votos. Dias depois, o então governador renunciou ao mandato. 

FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.