quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Associação de blogueiros de política nasce em grande estilo


Blogueiros, seus familiares, amigos, acadêmicos, jornalistas e lideranças regionais e interessados em política em geral, ocuparam o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal na noite de ontem (9), para o lançamento da Associação Brasiliense dos blogueiros de Política (ABBP).
Reunindo 20 dos principais blogueiros de política do DF e Entorno, a associação surge como fruto de uma constante e crescente presença desse segmento jornalístico no cenário político local.
Uma associação de portas abertas
“Estamos de portas abertas aos colegas que já atuam na área, bem como para os que surgirem. Começamos com os 20 entre os melhores do DF e Entorno, mas não temos dúvidas que mais ainda virão e serão muito bem vindos”, destacou o presidente da ABBP, o professor de jornalismo e cientista político Francisco Lima Jr.
A autora do requerimento da Sessão Solene, deputada distrital Celina Leão(PDT) destacou em sua fala a importância dos blogs no cenário político local, afirmando que “Quando eu não tive espaço na imprensa tradicional para denunciar as mazelas deste governo, por exemplo, foi em vocês que encontrei espaço e apoio para fazê-lo. A sociedade do DF bem sabe da importância de vocês principalmente nessas eleições”.
Fazendo parte da Mesa, o blogueiro Donny Silva, dos mais antigos na área, destacou que o eleitor do DF já sabe que pode encontrar nos blogs: que de fato fazem os políticos, tanto de certo quanto de errado. Ele elogiou e agradeceu a atuação e o apoio de Celina Leão.
Outro blogueiro a compor a Mesa dos trabalhos, Odir Ribeiro, do Rádio Corredor, destacou que pela importância dos blogs hoje, não cabe mais o rótulo de mídia alternativa. “Somos tão profissionais e nos dedicamos na apuração dos fatos e nos expomos tanto quanto qualquer outro jornalista de qualquer outro veículo”. No que foi complementado pela deputada Celina Leão, que lembrou que os blogueiros são, inclusive, processados pelos que não se agradam de suas postagens.
A confirmação de um longo, mas acertado caminho
Já o presidente da ABBP, Francisco Lima Jr., em sua fala resgatou os pesquisadores norte americano Nicolas Negroponte e o brasiliense Chico Sant’Anna, para mostrar que o tema redes sociais não surgiram do nada e nem do dia para noite, como muitos pensam. Dada à rapidez tecnológica, pode até parecer que sim, mas não foi bem isso. Além disso, ele destacou que “três em cinco eleitores brasileiros estão nas redes sociais, algo em torno de 84 milhões de votantes. O dado é expressivo. Indica que a campanha eleitoral entrou bem nos corredores eletrônicos.
De julho até dias atrás o Facebook, por exemplo, registrou 58 milhões de mensagens relacionadas às eleições, propiciando curtidas, compartilhamentos, comentários a favor e contra. A situação merece destaque pela introdução das ferramentas da era tecnotrônica em nossa seara política, até então afeita a rudes costumes e velhas práticas, particularmente na metodologia de cooptação eleitoral.
Do centro aos confins do território, que ainda dão guarida ao balcão de recompensas para obter o voto, a chave eletrônica começa a abrir a mente de um eleitor cada vez mais antenado nas maravilhas do aparato ao seu redor, a começar do celular. Isso explica o estrondoso sucesso das redes sociais no Brasil: registra-se uma média de 1 bilhão de visualizações diárias, 65% das quais por internet móvel.
Recado aos Poderes e aos políticos do DF e Entorno:
O Presidente da ABBP, na conclusão de fala destacou que: “Esta Casa, os demais Poderes constituídos e todos os atores sociais, tenham a certeza que encontrarão em nossa associação uma aliada sempre que os interesses de nossa sociedade assim demandarem. Acima de partidos, de ideologias, de gostos pessoais e vaidades, queremos nos ombrear a todos vocês por um Distrito Federal melhor e mais justo. Bem como por uma sociedade mais informada, reflexiva e participativa, como assim também desejamos e esperamos que seja o nosso próximo governo”.
Quem são os blogueiros fundadores da ABBP:
DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor Presidente – FRANCISCO DE PAULA LIMA JÚNIOR.
Diretor Vice- presidente – ODIR RIBEIRO RAMOS.
Diretor Secretário – ANTÔNIO CARVALHO DUARTE.
Diretor de Comunicação e Marketing – FRED LIMA
Diretor Administrativo – KLEBER LUIZ DA SILVA.
Diretor Financeiro/Tesoureiro – RODRIGO MERCUCIO.
Diretor de Relações Institucionais – SANDRO GIANELLI.
Blogs associados-fundadores:
Nome: Altamiro Rajão
Nome: Ana Paula Neves
Nome: Artur Benevides
Nome: Ataíde Santos
Nome: Aderivaldo Cardoso
Nome: Donny Silva
Nome: Esdras Messias
Nome: Francisco de Paula Lima Júnior
Nome: Fred Lima
Nome: Hernanny Queiroz
Nome: Idovan Araújo
Nome: Kadu Marques
Nome: Kleber Karpov
Nome: Marc Arnoldi
Nome: Odir Ribeiro
Nome: Rodrigo Mercucio
Blog:Em construção
Nome: Saturnino Júnior
Blog:Em construção
Nome: Sandro Gianelli
Nome: Toni Duarte

FONTE: http://blogradiocorredor.com.br/5541/Associacao-de-blogueiros-de-politica-nasce-em-grande-estilo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.