terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Rollemberg alega 'crise financeira' e cancela Universíade

Evento aconteceria em 2019 e reuniria 10 mil estudantes de 150 países. '[Ele] Achou muito arriscado assumir o compromisso', diz coordenador


Futuro chefe da Casa Civil e coordenador da transição, Hélio Doyle confirmou nesta terça-feira (23) o cancelamento da realização das Olimpíadas Universitárias de Verão – a Universíade – em Brasília. A escolha da cidade foi anunciada no final de 2013, durante um evento na Bélgica. O evento aconteceria em 2019 e contaria com 10 mil estudantes...

"O governador eleito comunicou na sexta [à organização] o desinteresse do futuro governo do DF de promover a Universíade", disse Doyle. "[A decisão foi tomada por causa da] situação financeira, e é exclusivamente pela situação financeira. Seria um evento positivo para Brasília, daria destaque para Brasília."

Ainda segundo o futuro chefe da Casa Civil, o governo atual não honrou compromissos, como o pagamento de aproximadamente 23 milhões de euros, para realização do evento. "O governador eleito achou muito arriscado assumir agora o compromisso de desembolsar o montante necessário. Foi uma questão de prioridade."

O custo total estimado do investimento era de 730 milhões de euros, ou R$ 2,2 bilhões. Atletas de 150 países eram esperados para os jogos.
Brasília competiu com Budapeste e Baku, no Azerbaijão, mas as cidades desistiram da candidatura. A capital federal recebeu, então, todos 23 votos dos integrantes da Federação Internacional dos Jogos Universitários.

No vídeo exibido para a candidatura, foi apresentada a proposta de construir 22 locais de competição espalhados pela cidade e reformar áreas como o ginásio Cláudio Coutinho e o Centro Olímpico da UnB, além da construção de uma vila com mais de 2,4 mil apartamentos para as delegações estrangeiras.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.