quarta-feira, 23 de abril de 2014

MUDAR É PRECISO

CARLOS CHAGAS
Senão essa parafernália de modernos astrônomos, astrofísicos e complicados observadores do Universo, que anunciam  evidências impossíveis da gente entender,  dona Dilma  deveria, ao menos, reler Copérnico e Galileu. Recordaria  a hoje    rudimentar e óbvia  lei descoberta pelos dois, de que a Terra não era  o centro do mundo,  pois girava em torno do Sol.
Da leitura a presidente da República poderia facilmente compreender   que  o PT não é o centro das decisões políticas nacionais,  apesar da soberba de muitos companheiros,  hoje sustentando mais ou menos o mesmo que tantos Papas, no passado.
A intolerância virou característica maior do Partido dos Trabalhadores, que  a presidente  aceita como   a Igreja aceitava ser   a Terra  o  centro do Universo.  Está na hora de o partido abrir-se para novas realidades, prestes a romper antigos conceitos. Salvo inusitados, Dilma deverá  reeleger-se em outubro. Os próximos quatro anos, porém,  exigirão do PT profundas mudanças de concepção, iguais às detectadas e anunciadas por Copérnico e Galileu, mesmo arrostando incompreensões e punições. Apenas Dilma  conseguirá promove-las  sem traumas e sedições.
Para começo de conversa, torna-se necessário renovar os quadros petistas. Mandar para casa aquele monte de companheiros empenhados em usufruir das benesses do poder, substituindo-os por quem possa contribuir com planos, programas e novas idéias. Só assim o governo  evitará o desgaste e o fracasso. Em vez de reunir-se para definir quem ocupará  ministérios, altos cargos, diretorias de estatais e até negócios escusos, a presidente  deveria programar amplo ciclo de debates a respeito do futuro. Fazer o quê, diante do esgotamento inevitável de muitos  métodos e estratégias? Examinar o que deu e o que não deu certo, sem medo do diagnóstico, traçando a partir daí um roteiro de busca do sucesso. As concepções do PT, às vésperas das eleições, comparam-se aos dogmas eclesiásticos dos tempos  em que tudo girava em torno da preservação do poder.

FONTE: http://www.diariodopoder.com.br/artigos/mudar-e-preciso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.