quinta-feira, 24 de abril de 2014

Moradores do Lago Sul reclamam da instalação de totens publicitários

Placas publicitárias, autorizadas pelo DER, dividem opiniões no bairro. Quatrocentas delas serão distribuídas lá e no Plano Piloto

'Colocar mais propaganda nas ruas me parece uma coisa desnecessária. O governo deveria ser mais rígido na hora de permitir esse tipo de equipamento. Eles (os totens) ainda bloqueiam a visão de quem caminha na rua à noite'
Alana Nicianara, 23 anos, estudante (Ana Rayssa/CB/D.A Press)
"Colocar mais propaganda nas ruas me parece uma coisa desnecessária. O governo deveria ser mais rígido na hora de permitir esse tipo de equipamento. Eles (os totens) ainda bloqueiam a visão de quem caminha na rua à noite" Alana Nicianara, 23 anos, estudante


Uma série de totens instalados entre a QL 2 e a QL 14 do Lago Sul provocaram debate e insatisfação entre moradores e trabalhadores da região. As cerca de 20 peças pintadas de preto, com pouco mais de dois metros de altura, anunciam uma “surpresa” para quem caminha a pé. Os objetos pertencem à empresa Embrasil-EU e serviriam para fazer publicidade e, ao mesmo tempo, disponibilizar álcool em gel e protetor solar gratuitos para pedestres. A principal queixa é que as novas placas causam poluição visual. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) emitiu a autorização para a instalação dos equipamentos. Ainda estão previstos 400 na região administrativa e no Plano Piloto.

A estudante Alana Nicianara, 23 anos, está no grupo daqueles que não gostaram da novidade. Segundo ela, “o Lago Sul já tem placas demais”. “Colocar mais propaganda nas ruas me parece desnecessário. O governo deveria ser mais rígido na hora de permitir esse tipo de equipamento. Eles (os totens) ainda bloqueiam a visão de quem caminha na rua à noite. Alguém poderia se esconder atrás das placas”, reclamou. O motorista Ildeu Ramos, 43, também faz ressalvas. “Eu não acho bonito. É mais poluição visual e ainda atrapalha a visibilidade de quem dirige.”

Mas há também aqueles que não veem mal nos totens. A dona de casa Marli da Costa e Silva, 44, não vê problemas com a instalação deles. “Eu acho que informação nunca é demais. Eu gosto. Leio tudo. Muitas vezes, descobrimos coisas úteis, como promoções, por causa da publicidade”, afirmou. A doméstica Luiza de Sousa, 40, concorda. “Eu acho muito melhor um prisma arrumado, com uma propaganda bem colocada, com autorização do governo, do que esse monte de faixas e cartazes que espalham pelas paradas. Isso não só no Lago Sul, mas em todo o DF. Não me incomoda”, argumentou.

Na visão da prefeita comunitária do Lago Sul, Edlamar Batista Pereira, o primeiro problema é que nem o DER nem a empresa consultaram os moradores da região sobre a instalação dos totens. Segundo ela, a comunidade costuma ser contra publicidade, por conta da poluição visual. “Nós combatemos fortemente as placas e os anúncios irregulares há cerca de oito anos. A situação melhorou por uns tempos. Porém, desde 2012, vem piorando novamente. Nós lamentamos esse tipo de propaganda institucional. É uma agressão ao bairro e ao meio ambiente”, analisou. “Nós não fomos avisados, mas vamos procurar o DER.”


FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/04/24/interna_cidadesdf,424433/moradores-do-lago-sul-reclamam-da-instalacao-de-totens-publicitarios.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.